Destinos, Penedo, RJ

Andando por Penedo- Itatiaia

Vamos falar de Penedo? Foi meu último destino. Uma viagem rápida de fim de semana, porém repleta de descobertas. Quando monto um roteiro, seja pelo motivo que for e mesmo não sendo lugares que me fascinam, sempre vou de mente e coração abertos. E foi assim em Penedo. Confesso que meus olhos brilham é nas grandes Metrópoles, mas me adapto a qualquer percurso. Isso é ter estrada correndo nas veias né? Enfim, estou muito sentimental. Bora falar da viagem que é pra isso que vc passou por aqui😊➡️

20180829_112023

É  um lugarejo do Município de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. Localizado na região Sul, o clima é Serrano, bem frio. De colonização Finlandesa, visível na Arquitetura local e no comércio, todo temático e voltado para o clima Natalino. Possui Gastronomia típica de lugares frios – fondues, vinhos, chocolates… socorro que só de pensar já engordo uns 3 quilos. O comércio é central e tudo muito perto. É um lugar ideial para passear em família, para casais que procuram um roteiro romântico e, claro, para crianças que ficam encantadas com o ar natalino. Ah, fica próxima a Visconde de Mauá. Se vc for com tempo, não deixe de conhecer essa cidade.

img_20180826_194832_222

Outras curiosidade sobre Penedo: encontrei por lá várias Fábricas de Chocolates artesanais. Pensem no aroma delicioso, mas desfoquem da dieta pois não dá pra resistir. Nesses locais, podemos comprar, além dos bombons e trufas tradicionais, doces típidos mineiros, temperos para comida e também outros tipos de lembrancinhas para presentear pessoas queridas. Encontrei por lá também sorvetes deliciosos, de diversos sabores. O bom é que dá para ir descobrindo lugares a pé mesmo. Você se entope de trufas numa Fábrica e já parte pra tomar sorvete em outra. Como minha viagem foi de apenas um fim de semana e eu queria conhecer o máximo possível daquele lugar, acabei visitando somente uma das Casas: a Joulupukin Suklaa – Chocolate do Papai Noel. Chocolate delicioso, vendedores super simpáticos e espaço mega charmoso para receber os clientes.

img_20180827_130144_839

Tem só comida, Carol??? Não, galera, é que eu só penso em comida mesmo- penso mais em comida do que em viagens- Além desses chocolates dos deuses, temos também passeios que agradariam em cheio os de vida saudável. Lá tem trilhas, cachoeiras belíssimas e passeios de Quadriciclos. Ainda volto lá só pra explorar esse outro lado de Penedo. Tem História tbm. Encontrei o Museu da Dona Eva, uma coleção particular doada ao Clube Finlandes pelo casal Eva e Marcus Hildén. O acervo do pequeno Museu é bem rico em termos culturais. Lá tem uma lojinha com artesanato local. Vale a pena passar por lá e conhecer.

18-08-28-14-33-41-785_deco

Se eu voltaria a Penedo? Ah, gente, sim. Ainda ficou tanta coisa a descobrir. Viajar é isso, é ir atrás do que não vemos no nosso cotidiano. É conhecer novas culturas, ver gente diferente das que circulam no seu habitat natural. É ter história pra contar e aprendi tanta coisa em Penedo. Por onde andei no final de semana passado registrei na memória. Viajar nos torna contador de ”causos” e já tenho um monte sobre esse lugar. Pegue sua mala, mochila, barraca, carro, busão ou até a pé, mas vá conhecer algo novo. A gente cresce nas estradas da vida.

2 comentários em “Andando por Penedo- Itatiaia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s